As aulas apresentadas nesta proposta tem como objetivo identificar demandas de negócios através da análise em aula da carência ou super oferta de determinadas oportunidades.

Você já pensou em abrir um negócio ?

Se você está aqui se presume que já passou por sua cabeça empreender!

Mas em que ? Será que meu sonho ou minha escolha é uma boa escolha ? Será que vou conseguir ?

Essas perguntas provavelmente já passaram por sua mente. Natural que tenhamos dúvidas, ainda mais se estivermos caminhando por terrenos desconhecidos.



Objetivo:




Temos por objetivo neste trabalho explicitar a jovens empreendedores que grandes negócios podem estar em pequenas estruturas que apresentam soluções eficazes. Para isto trabalharemos de forma sequencial, em duas aulas, propiciando ao novo empreendedor traçar um plano de reconhecimento, criação e identificação de oportunidades de negócios.



Colocando as mãos na massa !

Para isto usaremos o Ciclo Vivencial de Kolk que nos dará um grande auxílio nesta tarefa.




Vamos la !

Você aluno:

1 - vivência; já possui uma vivência dentro do negócio que você deseja empreender ? Mas calma, não se assuste. É bem natural que você nunca tenha tido nenhum tipo de experiência na área. É necessário viver uma experiência com a condução do educador/instrutor. O professor poderá orientar quanto ao empreendedor se observar naquele empreendimento.

Atividade: E então ? Qual a sua vivência acerca da sua escolha ? nesta atividade, você estudante deverá trazer possíveis vivências de negócios, seja como profissional trabalhador, empreendedor ou observador.

2 - relato; qual a sua percepção de sucesso deste negócio? Obviamente que não estamos aqui para perder tempo nem dinheiro, não é verdade ?
Esta é a etapa onde o aluno poderá relatar e em seguida refletirá sobre as percepções, os sentimentos e sua realização nesta nova possibilidade. É neste momento que o jovem empreendedor decidirá sobre seu negócio.

Atividade: Você tem um relato a fazer sobre seu novo empreendimento? Claro, não é mesmo? Então vamos lá ! Nesta segunda etapa você deverá fazer um relato sobre o projeto escolhido.

3 - processamento; já chegou a conclusão da viabilidade do seu empreendimento? Esta é uma das principais etapas onde, de posse das reflexões anteriores, os alunos irão acomodar suas reflexões e o professor, de fundamental importância, irá conduzir todos a uma avaliação das dificuldades e facilidades, falhas e acertos, propiciando uma discussão em grupo sobre a viabilidade das escolhas, chagando inclusive a uma definição da escolha.
Lembre-se: este é o momento onde o educador/instrutor fica à margem das discussões.

Atividade: Vamos la? Vamos começar a processar sobre a viabilidade do seu empreendimento ? Nesta atividade, orientado pelo professor, você aluno deverá refletir sobre a viabilidade do empreendimento.

O professor orientará seus alunos também quanto às dificuldades iniciais de todo projeto e incentivará seus sonhos em relação às metas e objetivos.

Neste momento se dará a finalização desta aula que, esgotado qualquer que seja o tempo estipulado, terá apresentado material suficiente para que o jovem empreendedor precise refletir sobre as aspirações acima .







O aluno deverá agora:

  • refletir sobre a aula e sobre seu projeto, agora alinhado dentro de uma proposta de atividades e análises críticas;
  • Montar um rascunho do projeto, podendo ser em uma folha A4, que servirá de orientação para estabelecer seus objetivos e metas;
  • definir seu projeto .


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog